14 agosto 2010

O futuro da educação superior em direito no Brasil

No próximo dia 18, a ABEDi estará realizando na FGV-RJ o evento "O futuro da educação superior em direito no Brasil". Entre os palestrantes, Roberto Mangabeira Unger (Harvard), Joaquim Falcão (FGV-RJ), Maria Paula Dallari Bucci (SESu-MEC) e Antônio Freitas (FGV-RJ e CNE). É uma bela ocasião para ouvir uma consistente reflexão sobre o ensino jurídico no Brasil. Vale conferir!

O 22º curso jurídico de Brasília

Brasília ganhou seu 22º curso jurídico: a Escola de Direito de Brasília, mantida pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). É um curso diferenciado, pois seu coordenador será o Ministro Gilmar Mendes, que também deverá dar aula de direito constitucional, conforme matéria publicada no Correio Braziliense e reproduzida na página do IDP. Vale conferir!

7º Encontro Nacional da ABCP

Entre os dias 4 e 7 de agosto, ocorreu, em Recife, o 7º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ciência Política. Sob a coordenação dos Professores Fabiano Engelmann e Andrei Koerner, tivemos uma inédita área temática de "Política, Direito & Judiciário", com interessantes trabalhos sendo apresentados por colegas de todo o Brasil. A lista completa e os links para os textos estão disponíveis na página do evento. Quem quiser verificar meu texto, pode ir direto ao link à direita, na seção de artigos do blog. Boa leitura!

Raffaele de Giorgi no Brasil

O Professor Raffaele De Giogi está no Brasil e participará, na próxima semana, de dois eventos. No primeiro, na FGV-RJ, nos dias 16 e 17, ele falará sobre "Os tribunais no centro e periferia do capitalismo". Como comentadores, participam os Professores Guilherme Leite e Sérgio Guerra, além deste blogueiro.
Em seguida, no dia 21, ele participa de um debate sobre "O ensino jurídico e a defesa dos direitos: o protagonismo da Defensoria Pública" com os Professores Celso Campilongo (PUC-SP e USP), Juliana Neueschwander Magalhães (UFRJ) e Guilherme Leite (FGV-RJ). Este último evento ocorre no centro do Rio, na própria Defensoria Pública. Vale conferir!



MBA em Economia para o Direito

O colega Antônio José Maristrello Porto pediu-me que divulgasse o MBA em Economia para o Direito da FGV-RJ por ele coordenado. Quem se interessar, pode conferir aqui. Mas, o que eu achei mais interessante na página de divulgação é o uso do YouTube para apresentar o curso. Esta é uma prática bastante comum nos Estados Unidos, que começa a ser utilizada entre nós. Será que funciona?