06 janeiro 2010

Pós-graduação e Mercosul

O assunto é batido e repetitivo, mas ganhou, no final do ano passado, mais um capítulo: o Conselho do Mercado Comum, por meio de sua Decisão 29/2009, deixou claro que os títulos obtidos fora do Brasil nos países do Mercosul não possuem validade automática, mas necessitam passar por todos os procedimentos de revalidação, já que "a admissão de títulos e graus acadêmicos, para os fins do Acordo, não se aplica aos nacionais do país onde sejam realizadas as atividades de docência e pesquisa". Que dizer mais? Nada além do que já disse a Capes em nota divulgada em seu portal, cuja conclusão é explícita: Quem sustenta a validade automática no Brasil dos diplomas de pós-graduação obtidos nos demais países integrantes do Mercosul pratica publicidade enganosa! Terá sido esse o último capítulo?

Um comentário:

Rodrigo disse...

Que tal a democratização da Capes !!!! Um antro de acomodados que não estão preocupados com o ensino e a pesquisa ... mas sim em proteger Universidades Públicas que se utilizam de práticas nepóticas para a seleção de seus candidados !!!
Como se pode conceber uma entrevista eliminatória ??? Só há uma explicação: caso algum desapadrinhado ultrapasse as outras "fases" do certame !!!
Ademais, "todos têm direito à educação" e não só um pequeno grupo de "QIs" da elite brasileira.
E por que a discriminação para com nossos vizinhos? Por que não se prima pela integração? E se o título for da Sorbone, da Harvard, terá o mesmo tratamento, a mesma discriminação??
!!! Abraços ...