05 agosto 2008

Conceito preliminar de cursos de graduação: o mais novo indicador do ensino superior

Está prevista para amanhã, 06.08.2008, a divulgação dos resultados do Enade 2007, do conceito IDD, além do Conceito Preliminar de Cursos, o mais novo indicador do ensino superior. O Jornal da Ciência traz uma boa explicação sobre a forma de cálculo do novo conceito, a seguir reproduzida:

O peso do Enade é de 40%; o Índice de Diferença de Desempenho (IDD), que é a diferença entre a nota do aluno no ingresso e no fim do curso, 30%; e os insumos – cadastro de docentes e questionário socioeconômico –, 30%. No item insumos, que corresponde a 30% da nota do Conceito Preliminar, serão considerados quatro variáveis com pesos específicos. Duas destas variáveis correspondem à percepção que os alunos têm da instituição onde estudam: infra-estrutura e instalações físicas, 10,2%; e recursos didático-pedagógicos, 27,1%. As outras duas notas dizem respeito ao cadastro dos professores da instituição: corpo docente, isto é, a porcentagem de doutores, 38,9%; e porcentagem de professores com regime integral ou parcial no curso, 23,8%.

Embora ele ainda nem tenha sido divulgado, as contestações já começam a aparecer, como noticiado em O Globo em matéria reproduzida no Jornal da Ciência. Vale aguardar a divulgação para formar uma avaliação mais consistente sobre o novo conceito e sua integração no sistema concebido pelo SINAES. Por ora, quem tiver interesse pode ouvir a entrevista concedida pelo Ministro Fernando Haddad à Rádio CBN.

Nenhum comentário: