18 julho 2007
Para quem quer ser professor de Direito
Para quem quer ser professor de Direito, vale a pena ler o recente artigo "Memo to lawyers: how not to 'retire and teach'" (junho, 2007), do professor Jeffrey M. Lipshaw, da Suffolk University Law School. É óbvio que as realidades brasileira e norte-americana são completamente diversas, mas, ainda assim, o texto traz alguns insights muito bons, especialmente porque ele se propõe a evidenciar que ninguém pode se aposentar do mundo prático e migrar para a academia. Esta é uma transição que exige um forte trabalho de conversão para alcançar algum domínio dos códigos acadêmicos. Aliás, é justamente nesse ponto que o texto ganha força, enumerando importantes aspectos da atual prática acadêmica. Assim, a abordagem interdisciplinar (tudo hoje é expresso em termos de "Direito & ..."), o declínio da doutrina, a posição periférica do ensino pautado pela prática e a necessidade de uma agenda de pesquisa são, por exemplo, apontados como aspectos basilares do código acadêmico. Há, ainda, outros pontos relevantes sinalizados pelo texto, com especial destaque para as idéias de desintermediation e network. Na esteira da primeira, constata-se o rompimento de um mundo acadêmico encapsulado, permitindo, sobretudo mediante o uso das novas tecnologias, que todo mundo interaja entre si independemente do grau de reconhecimento acadêmico alcançado. SSRN, blogs, listas de discussão, páginas pessoais, feeds, comentários, tudo isso conspira para que se ganhe visibilidade em um espaço de tempo muito mais curto. Não quer isso dizer, contudo, que a intermediação deixou de existir. Ao contrário, o alcance e a reverberação das diferentes falas decorre em muito do capital simbólico alcançado ao longo de uma trajetória. Mas, ainda assim, se antes era muito difícil falar, hoje é muito mais difícil ser ouvido! É justamente aqui que se revela a importância do segundo, ou seja, network é fundamental para ser ouvido, pois é ele que permite circular e divulgar o conteúdo das idéias. É ele que alavanca a visibilidade de uma pesquisa. Mas, como tudo isso se revela na academia jurídica brasileira? Sem dúvida, a importância do estabelecimento de networks já foi há muito percebida. O problema é que eles filtram e estabelecem as intermediações possíveis. Em outras palavras, o processo de desintermediation não fez surgir entre nós muitas falas novas ou alternativas. Tudo ainda passa pelo réseau. Enfim, o texto não é grande, tem poucas notas de pé de página e vale a leitura. No final, se você ficar interessado em dar aula nos Estados Unidos, confira o texto "The big rock candy mountain: how to get a job in Law teaching", de Brad Wendel. Boa leitura!
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